Projetos Anti-Estigma

Porta Aberta à Saúde Mental - PASM
Porta Aberta à Saúde Mental - PASM
O PASM promove na comunidade escolar da área geográfica da Unidade Autónoma de Gestão de Psiquiatria e Saúde Mental (UAGPSM) do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ), o aumento do conhecimento sobre a saúde mental e a diminuição de atitudes estigmatizantes, recorrendo à combinação de estratégias anti-estigma de educação e contacto, que permitem a interação com pessoas com experiência de doença mental e a aquisição de informação, adaptada à faixa etária, sobre o tema.
Fintar o Estigma
Fintar o Estigma
O projeto “Fintar o Estigma” é uma iniciativa que culmina no desenvolvimento de um torneio de futsal inclusivo que reúne atletas representantes de várias instituições da reabilitação psicossocial e entidades do ensino superior da cidade do Porto com o objetivo de combater o estigma na doença mental e fomentar o debate sobre a temática da saúde mental.
Contratempo
Contratempo
As artes no geral, e a música em particular, têm sido utilizadas como ferramentas de excelência para trabalhar processos que visam não só o bem-estar e a qualidade de vida, mas também a inclusão social. No que diz respeito às doenças mentais, a utilização da música como meio terapêutico tem demonstrado resultados promissores melhorando a sintomatologia e funcionalidade, aumentando os seus níveis de motivação, servindo como um meio de expressão emocional e promovendo a interação e criação de laços sociais.
Mais Saúde Mental Para Todos
Mais Saúde Mental Para Todos
Criar uma estrutura 3D visitável, na qual é possível ler várias definições do que é a Saúde Mental escritas pela comunidade (anónimos, profissionais de saúde e figuras públicas) foi o desafio ao qual a então Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental (CPSM) do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) se propôs para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental em 2016.
Sincronias
Sincronias
A arte tem sido estudada como elemento facilitador na recuperação, aumento da qualidade de vida e bem-estar de pessoas com experiência de doença mental. O projeto Sincronias resultou da sinergia entre a Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial – ANARP, uma instituição de reabilitação psicossocial, e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.